quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estrias na gestação. Causas x Prevenção

Umas das minhas preocupações quando descobri que estava grávida era como me proteger das indesejáveis estrias. Tive estrias na adolescência daí já quis previnir para não desenvolver mais marquinhas na minha pele.
 
Vamos entender um pouco o que são as estrias e o porque estamos tão vulneráveis a elas principalmente na gestação.
 
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez.
 
As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas:
  • Efeito Sanfona
  • Crescimento rápido
  • Tempestade hormonal
  • Excesso de exercícios
  • Gravidez
  • Ressecamento da pele

Na gestação já estamos expostas a alterações hormonas importantes e ainda há uma mudança grande no corpo. A barriga e os seios crescem, o quadril fica mais largo, a nossa pele não está preparada para alterações tão bruscas, e sem a elasticidade e hidratação necessárias, acaba "partindo", gerando as marcas inicialmente vermelhas e depois de cicatrizadas as marcas se tornam brancas e bem mais difíceis de tratar.
 
Minha dermatologista me explicou que o fator idade x gestação é decisivo no aparecimento de estrias. Quanto mais nova a mulher, mais pré-disposição ela terá. Mulheres até os vinte anos têm 90% de chance de adquirir estrias na gestação, enquanto a partir dos trinta, esse percentual cai para 16%. Interessante não é mesmo? Fatores como genética, alimentação, sedentarismo e o tabagismo devem ser levados em consideração para determinar a pré-disposição de cada mulher...
 
Mesmo não tendo garantias reais que se cuidar 100% elas não aparecerão, pois o fator genético é determinante, existem alguns cuidados que podemos seguir para evitá-las, e aqui vão as medidas que estou seguindo:
 
 
Controle de peso:
 
Mulher grávida deve sim controlar seu peso durante a gestação. Nada de confundir o momento mágico com passe livre para engordar e engordar. Uma mulher com IMC (Índice de Massa Corpórea dentro dos padrões saudáveis deve engordar no máximo 11kg entre os nove meses. Quanto menos peso você ganhar (dentro de padrões saudades avaliados pelo seu médico), além de saudável, a sua pele não esticará tanto = menos estrias.
Controle da alimentação, uma ida a uma boa nutricionista, escolhas saudáveis à mesa, evitar frituras, doces, gordura em excesso e refrigerantes... Praticar atividades físicas leves como a hidroginástica, pilates e a melhor e mais barata de todas, a boa e velha caminhada! Faz bem pro corpo e pra o cérebro (auto estima sem abalos!).
Eu mudei completamente a minha alimentação, eu sempre fui desligada quanto ao que colocava no prato, mas com a chegada do Bernardo as coisas mudaram mesmo. Não só pelo corpo, também para dar a meu filho toda a nutrição necessária ao seu desenvolvimento. Isso de fato fez toda diferença no controle de meu peso. Aliada a alimentação estou fazendo trinta minutos de caminhada cinco vezes e pilates duas vezes na semana. Meu obstetra me liberou e semana que vêm inicio também as drenagens linfáticas duas vezes na semana, para evitar os inchaços, a retenção hídrica e pra eliminar as toxinas...
 
 
Hidratação potente:
 
A pele "rasga" formando as estrias pois não tem elasticidade suficiente para resistir aos estica e puxa do crescimento do nosso corpo, portanto, quanto mais hidtratada, mas a pele responde melhor ao processo. Um bom hidratante ou óleo  duas vezes ao dia, evitar banhos muito quentes, pois eles retiram a umidade da pele, beber bastante líquido fazem um ótimo papel.
Como eu não suporto a consistência do óleo na minha pele, optei por dois hidratantes orientados pela minha dermatologista e liberados pelo meu obstetra.
 
Para o dia eu uso o MaterSkin, linha voltada para as mamães da Biolab. Adorei a consistência, o cheiro, a pele absorve super rápido e não dá aquela sensação de pele melecada que odeio. Não mancha as roupas e a pele fica super suave e gostosa de tocar.
 
 
 
E a noite, qaundo sinto a necessidade de uma hidratação mais pontente, estou usando o Eucerin 10% Uréia. Esse foi indicado pela minha dermato e também levei no meu obstetra por que fiquei um pouco preocupada se o % de uréia alto poderia ser absorvido e fazer mal ao meu baby. Com o ok dele, estou o usando todas as noites.
Ele não tem cheiro, tem uma consistencia grossa e gruda que é uma beleza na pele. Mesmo assim pra mim é ainda melhor que óleo. Ele tem uma hidratação tão potente que acordo com a pele brilhando. Também vende em farmácia, mas caso opte por ele não deixe de conversar com seu médico pra evitar algum tipo de intolerância ou reação.
 
 
 
É isso aí meninas, um pouco dos meus cuidados e dicas. Espero que sejam úteis!
 
Beijos,
 
Nathalie

Nenhum comentário:

Postar um comentário