sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Gravidez x Produtividade

Desde de que descobri  a gravidez tento manter a performance em alta no trabalho, mas confesso que tive  altos e baixos. Tive alguns dias de muita preguiça e falta de concentração, adiei coisas importantes e transferi responsabilidades minhas, isso me incomodou, e MUITO. Valeu pra mim uma boa reflexão sobre o comportamento das futuras mamães no ambiente de trabalho.

Alguns fatores interferem na produtividade da mulher grávida. São os hormônios em ebulição, o cansaço físico e sono constante, os planos e confusões que vem junto com uma barriguinha pesada pra carregar, a "estabilidade" legal temporária que acaba dando a sensação que podemos nos permitir desacelerar um pouco...
Tem que ter jogo de cintura pra não confundir as coisas e perder o foco. E isso tudo pra mim não tem só o objetivo de me manter no meu emprego e sim me manter ativa e produtiva no mercado. Não perder a credibilidade e um nome construído com muita luta e afinco. Apesar de me sentir realizada cuidando de minha família, sinto que preciso do meu trabalho não só pela remuneração mas por sentir a necessidade de produzir algo com tudo que estudei e vivi.

No meu emprego tenho dado muita sorte, meu chefe apesar de muito acelerado e focado em alto desempenho, me deu uma certa liberdade e uma grande força durante a gravidez. Uma menor cobrança, menos pressão, flexibilidade de horários... Ele sabe o quanto tenho tentado manter o  ritmo e vive me aconselhando, calma, o momento que você está vivendo é espirituoso demais, não se cobre tanto! (um querido!), mas essa conquista tenho certeza que veio por eu ter tomado alguns cuidados na condução da minha nova rotina de grávida. 

Esses cuidados que penso importantes, queria dividir por aqui, pedir opiniões, entender o que vocês tem feito e como conduzem a rotina emprego x produtividade x família.


-Seja sincera, entenda seu momento:
Conte no trabalho sobre a gravidez assim que puder. Contei sobre a minha com 12 semanas, antes disso me sentiria insegura por ainda haver risco de aborto ou algum problema...Tive uma conversa sincera com meu gestor e o mantive informado sobre meus planos sobre a minha função e o meu futuro. Me dispus a entender o que ele esperava e deixei claro que não pretendia desacelerar até que meu corpo e ou limitações físicas pedissem isso.

-Se cuide, você vai precisar:
Para se manter disposta, é necessário cuidar ainda mais da saúde do seu corpo. Pratique uma atividade física regular (com orientação do seu médico), coma bem e beba bastante líquido. Vejo uma relação direta entre produtividade e bem estar. Sem praticar a minha atividade física fico muito preguiçosa e muito sonolenta e toda vez que como bobagem piora ainda mais, aumenta azia, o mal estar e fico muito menos concentrada. Me alongo, me levanto da minha mesa a cada uma hora pra ativar a circulação, faço minha caminhada e como muito bem, de três em três horas. Minha bolsa vive cheia de lanches leves e uma garrafa de 750ml não sai da minha mesa.

-Gravidez não é doença, não dramatize:
Apesar de ser um momento lindo, mágico e muito especial não te limita (exceto casos de gravidez de risco). Não seja chata e exija muita atenção e cuidado das pessoas, isso é frescura. Haja com naturalidade e peça ajuda se precisar. Entendo que se estou fisicamente bem, não há necessidade de muitas regalias e alterações de rotina. Isso deixa a rotina mais tranquila e produtiva para todos a sua volta... 

-Se organize:
Não tem jeito, na gravidez a maioria de nós ficamos esquecidas e um pouco desconcentradas. Para minimizar esse problema, se organize nas suas rotinas. Tenho listas em todo canto. No celular para as pendências pessoais, na minha mesa com as prioridades de executar e na minha caixa de e-mails marco todos que ainda não li ou que preciso dar andamento. Isso deveria ser uma ação de antes de estar grávida, mas confesso que era muito menos cuidadosa quanto a isso. Vou para reuniões com caneta e papel na mão sempre, anoto tudo que é importante, sempre.



Aqui, seguem nossos direitos, assegurados por lei durante a gestação:
Fonte: (http://www.e-familynet.com)

DIREITOS NO TRABALHO (Garantidos pelas leis trabalhistas - CLT) 

• Sempre que você for às consultas de pré-natal ou fizer algum exame necessário ao acompanhamento de sua gravidez, solicite ao serviço de saúde uma DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO. Apresentando esta declaração à sua chefia você terá sua falta justificada no trabalho.

• Você tem o direito de mudar de função ou setor no seu trabalho, caso o mesmo possa provocar problemas para a sua saúde ou a do bebê. Para isso, apresente à gerência um atestado médico comprovando que você precisa mudar de função.

• Enquanto estiver grávida, e até cinco meses após o parto, você tem estabilidade no emprego e não pode ser demitida, a não ser por "justa causa", isto é, nos casos previstos pela legislação trabalhista (se cometer algum crime, como roubo ou homicídio, por exemplo).

• Você tem direito a uma licença-maternidade de 120 dias - recebendo salário integral e benefícios legais - a partir do oitavo mês de gestação.

• Até o bebê completar seis meses, você tem direito de ser dispensada do seu trabalho todos os dias, por dois períodos de trinta minutos, para amamentar.

• O seu companheiro tem direito a uma licença-paternidade de cinco dias, logo após o nascimento do bebê.


Todas as opiniões desse post são totalmente pessoais e vêm funcionando comigo, consegui estar num patamar em que as coisas não mudaram muito. Agora na reta final é necessário mais foco ainda, pois quero deixar todas as minhas rotinas organizadas para que qualquer pessoa que esteja no meu lugar na minha licença assuma sem impacto ou dificuldades. E que ao voltar, tenha a menor dificuldade possível da readaptação.

E vocês, o que acham? Dividam sobre o que pensam sobre esse momento!


Nathalie

Nenhum comentário:

Postar um comentário