sábado, 8 de junho de 2013

Dia de vacina!

Ontem depois de postergar duas semanas (eu não queria de jeito nenhum ir sozinha) fomos dar a vacina de dois meses de Bê, ele está com dois meses e dezoito dias. Dan conseguiu sair mais cedo do trabalho e fomos juntos (marido, amo seu cuidado e atenção conosco! =*). Com 3 dias de vida ele tomou a BCG e a menina do posto errou 3 vezes a aplicação, o que me deixou um pouco traumatizada. Dessa vez fugi, realmente não me senti preparada para vê-lo sofrer apesar de saber que é pra sua proteção.

Aos dois meses as vacinas são:

Hepatite B (segunda dose)

É a vacina que protege contra a hepatite B, uma forma de infecção viral que pode ser adquirida em qualquer momento da vida. Ela é produzida de uma “parte” do vírus que causa a doença. É muito segura e eficaz. Devem ser administradas três doses para garantir proteção adequada.

 DTP (difteria, tétano e coqueluche, primeira dose)

Protege contra difteria (crupe), tétano e coqueluche (tosse comprida). É uma combinação de duas toxinas inativadas (tétano e difteria) e de produtos da bactéria causadora da coqueluche. A tríplice comum (contém a bactéria inteira da coqueluche) associa-se com diversos efeitos adversos após a aplicação, como febre e dor; com sua forma acelular (contém alguns produtos purificados da bactéria da coqueluche), as reações são muito mais leves. Deve ser aplicada em 3 doses e 2 reforços 

Hib (Haemophilus influenzae, primeira dose)

Protege contra a bactéria Haemophilus B, que é responsável por doenças graves como meningite, pneumonia e epiglotite (inflamação da glote, que leva à falta de ar). A vacina é composta de partes dessa bactéria e deve ser aplicada por via intramuscular. Devem ser administradas 3 doses e de 1 a 2 reforços. 

Pólio oral ou inativada (primeira dose)

Protege contra a paralisia infantil. Existem dois tipos de vacina: Sabin, ou trivalente oral, produzida com o vírus vivo atenuado, e Salk, ou injetável, produzida com o vírus inativado. Deve ser administrada em 3 doses e 2 reforços.
Rotavírus (primeira dose)
É uma vacina que protege contra o rotavírus, agente frequente de diarreia entre as crianças. É uma vacina com vírus atenuado e deve ser administrada por via oral em 2 doses.

Pneumocócica conjugada (primeira dose)
Protege contra o pneumococo, bactéria que causa meningite e pneumonia. A vacina conjugada é feita com 13 sorotipos de pneumococo. Deve ser administrada em 3 doses e 1 reforço.

Foram três furadas, a penta em uma perna e as outras duas na outra. Eu estava morrendo de medo dos efeitos colaterais da vacina, algumas amigas vacinaram seus filhos e relataram muita febre e dor, não queria ver meu bichinho sofrendo.
Eu não dei a rotavírus, após pesquisar muito sobre ação, efeitos colaterais e proteção, decidimos  (eu e meu marido) que não valeria a pena dar. 
Logo após a aplicação ele parou de chorar, veio pra casa quietinho no bebê conforto, dormiu o caminho todo. Em casa continuou rindo e interagindo normal por umas duas horas, pegou no sono e acordou super sensível. Bonzinho mas sentindo dorzinha na perna, choroso... Na vacina eles recebem uma quantidade enorme de vírus inativado, ou seja, o corpo entra numa batalha com a produção de anticorpos para combater  e deixar o corpo imune. É muito difícil que o bebê não fique nem molinho...
O deixei no meu colo a noite protegendo a sua perninha para não mexer, ele dormiu, acordava, choramingava e dormia. O coloquei na cama, ele dormiu a noite inteira, mas vez o outra choramingava assim... Muita peninha do mu bebê, mais ainda bem que não houve febre e ele conseguiu descansar.
Na manhã do dia seguinte ainda demonstrava certo incômodo que logo foi passando e a tarde ele estava 100%!

Agora é preparar o coração pra fazer tudo d novo aos 4 meses!


Nathalie

Nenhum comentário:

Postar um comentário